Sentir “cheiro de árvore”, durante atividades, fortalece nosso corpo

VIDA QUE CORRE

Caminhar, correr, fazer trilhas…basta alguma atividade física entre árvores para fortalecer o sistema imunológico. Pesquisas mostram que os phytoncides (fintocídio, em português), substância emitida pela madeira das árvores, melhoram a função do sistema imunológico das pessoas, reduzindo até o risco de câncer. Também ajuda a baixar a pressão, aliviar o estresse, melhorar o humor, o nível de energia e o sono.

Os phytoncides são óleos essenciais encontrados na madeira das árvores. O óleo é emitido pela madeira das árvores para a proteção delas contra germes e insetos. É a inalação do phytoncides que fortalece o organismo das pessoas contra doenças.

De 2004 a 2012, pesquisadores do Japão gastaram cerca de US$ 4 milhões estudando os efeitos fisiológicos e psicológicos da inalação do ar em uma floresta, designando 48 trilhas de terapia com base nos resultados.

O professor da Nippon Medical School em Tóquio, Qing Li, mediu a atividade de células natural killer (NK) no sistema imunológico. Estas células, além de associadas ao sistema imunológico, estão ligadas à prevenção do câncer.

Em um dos estudos, os indivíduos pesquisados por Li mostraram um aumento significativo nas atividades das células NK após uma visita à floresta. Os efeitos positivos duraram um mês após cada fim de semana na mata.

Bastam 30 minutos em meio às árvores. “Os ambientes florestais promovem concentrações mais baixas de cortisol, menor pulso, menor pressão sanguínea, maior atividade do nervo parassimpático e menor atividade nervosa simpática do que os ambientes da cidade”, concluiu o estudo feito com 280 pessoas com pouco mais de 20 anos.

O sistema nervoso parassimpático controla o sistema de descanso e de digestão do organismo humano, enquanto o sistema nervoso simpático atua nos estímulos de luta ou fuga. Em paisagens terapêuticas, inalação do fitoncídio, as pessoas ficam mais tranquilas, menos hostis ​​e menos estressadas após os 30 minutos de passeio, caminhada, trilha, corrida, entre outros.

Na Califórnia, Estados Unidos, foi fundado o Forest Bathing Club Meetup, em 2014, em San Francisco. Os participantes se reúnem mensalmente para espairecer do trabalho ligado à tecnologia. As atividades, em meio às árvores, acaba sendo uma pausa do telefone, do computador, dos emails, das redes sociais. O clube reúne pessoas para aulas de ioga ao ar livre, caminhadas e outras atividades de aventura na natureza.

VIDA QUE CORRE

- blog com informações sobre qualidade de vida, saúde e esportes (corrida, natação, ciclismo, entre outros)

Mais Lidos


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/sonhoseg/vidaquecorre.com.br/wp-content/themes/v1/single.php on line 123
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *