Musculação para membros superiores em corredores e triatletas

Rodrigo Silva

Todos corredores e triatletas devem fazer e dar muita atenção para musculação de membros superiores. Muitos não se preocupam com este detalhe, mas o fortalecimento dos braços, tórax, costas e, principalmente, o abdômen são fundamentais para a melhoria da técnica e no ritmo de corrida. Os grupos musculares das costas e abdômen estão envolvidos no equilíbrio e na postura. Músculos do tórax e dos braços ajudam no desenvolvimento da velocidade.

Muitas pessoas começam a correr ou fazer triathlon e priorizam o fortalecimento de membros inferiores. Após um período, começam a sentir dores na região da lombar ou também na região dos ombros. Estes locais são bem exigidos nas provas, principalmente, em provas longas de corrida e triathlon, nas quais o atleta fica horas fazendo o mesmo movimento de braços, ou fica apoiado no clip da bike, exigindo bastante da musculatura dos ombros.

Também existe a questão da estética, e saudável ter o corpo inteiro em harmonia.

Em provas de velocidade (100 metros a 400 metros) os atletas são bem fortes e tem os braços bem hipertrofiados, neste caso, os braços são fundamentais para alcançar uma alta velocidade.

Em provas mais longas, também conhecidas como endurance (todas provas com mais 1 km), o perfil dos corredores muda. Eles são mais magros principalmente nos membros superiores. Mas mesmo assim, também fazem o fortalecimento.

Nestes dois casos estou me referindo a atletas profissionais, no mundo dos atletas amadores existem todos os biótipos. Magros, fortes, gordinhos, altos e baixos. Quando me refiro a atletas amadores, estou me referindo a todos que decidiram ter um estilo de vida saudável e praticam qualquer tipo de exercício físico. Afinal, se você tem um corpo você é um atleta!!!

Portanto, todos atletas amadores devem fazer musculação para membros superiores.

 

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva - educador físico, personal trainer e triatleta. Diretor da RS Assessoria Esportiva, especializada no treinamento de corrida e triathlon. Integra a equipe do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>