Minha melhor performance em maratonas foi com um tênis minimalista

Rodrigo Silva

tenisNikeRodrigoCompletei a sexta maratona no meu currículo e, pela primeira vez, me arrisquei a fazer os 42 quilômetros com um tênis minimalista. Usei o Nike Free Flyknit 4.0 na Maratona de São Paulo, realizada em 17 de maio de 2015.  Por apresentar a sola mais fina, este tipo de tênis tem menos amortecimento. Foi a minha melhor performance, com o tempo de 3 horas 26 minutos.

No final da maratona, a leveza do tênis (238 gramas) e a boa ventilação me ajudaram muito a manter o ritmo. Após os 32 km da maratona, minhas pernas já estavam bem cansadas e qualquer grama a menos fez diferença. É um tênis feito de tecido. O atleta tem opção de usar com meia ou sem meia. Eu usei meia.

Muitas pessoas ainda tem receio de correr provas de longa distância com tênis minimalistas.  Acho que é um paradigma que deve ser quebrado.  Tênis com mais amortecimento nem sempre é a melhor opção. Avalio que amortecimento demais induz a uma técnica errada e ao enfraquecimento das articulações e tendões do pé. Com base na minha experiência, recomendo o tênis minimalista para todas as distâncias.

Comecei a usar o tênis minimalista em treinos com distâncias menores. Fui aumentando gradativamente. Depois do período de adaptação, as únicas dores musculares foram decorrentes de treinos mais intensos.

Durante a adaptação do uso de tênis minimalista, é normal sentir dores musculares na região da panturrilha e na tíbia (parte da frente da perna), porque esse tipo de tênis estimula a musculatura que não está bem fortalecida, devido ao uso de outros modelos com mais amortecimento.

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva - educador físico, personal trainer e triatleta. Diretor da RS Assessoria Esportiva, especializada no treinamento de corrida e triathlon. Integra a equipe do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>