Dor na perna pode ser inflamação no osso

Thais Zorzin

Aquela dor na região anterior da perna, durante a corrida, que continua incomodando muito após o treino, tem nome.  Você pode estar com canelite, uma inflamação no osso da tíbia – região da perna, popularmente, chamada de “canela”.

Essa inflamação costuma aparecer devido aos movimentos bruscos e repetitivos dos tornozelos e dos pés durante a corrida. É muito comum entre os corredores que costumam praticar corridas de média e longa distância.

Logo nos primeiros sinais de dor, procure a ajuda de um profissional, pois, se não tratada, pode começar a atrapalhar também o caminhar e até gerar uma fratura do osso, a tíbia, por estresse.  O tratamento é feito com medicamento anti-inflamatório, fisioterapia e suspensão dos treinos.

Usar o tênis correto para o seu tipo de pisada (pronada,  supinada ou neutra) vai ajudar na prevenção. Outras iniciativas também servem para evitar a canelite, como o aquecimento antes das corridas, aumento gradual da intensidade dos treinos, fortalecimento muscular principalmente dos músculos do arco dos pés, da panturrilha e do músculo tibial anterior (músculo que levanta a ponta do pé no momento da passada). Também ajuda fazer o alongamento, pois nada adianta ter um músculo forte e que não seja também flexível.

Uma dica importante é evitar correr com o tronco e corpo muito inclinado para frente. Essa postura vai jogar o peso corporal à frente. Para conseguir manter o equilíbrio, a musculatura da canela vai ser sobrecarregada, podendo gerar a inflamação. Preste sempre atenção em sua postura durante a corrida e bom treino!

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/sonhoseg/vidaquecorre.com.br/wp-content/themes/v1/single.php on line 123
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *