Após descanso prolongado, retomada de exercícios tem de ser gradual

Rodrigo Silva

Muito cuidado com o retorno às atividades físicas, após o retorno do descanso prolongado (10 ou mais dias), no qual não houve qualquer tipo de exercício, e ainda deixou você com alguns quilos a mais.

Os quilos que você ganhou, durante seu descanso, não vão sair com um ou dois dias de atividade física. O que você comeu ou bebeu já foi absorvido pelo corpo e não é o excesso de exercício físico que vai tirar isso do seu corpo rápido. Vai demorar alguns dias ou, dependendo do exagero, até semanas.

Voltar fazendo exercício em alta intensidade ou volume alto vai fazer com que você treine um dia e precise de mais dois para recuperar a dor muscular. O recomendado é voltar aos poucos e ir aumentando gradativamente o volume de atividades. Assim, você vai conseguir treinar todos os dias, aumentando o gasto calórico.

Se tiver voltando de férias, com uma corrida de rua de 10 km para fazer, o ideal é que você faça treinos de 40 a 50 minutos em ritmo leve/ moderado, em dias intercalados.

Não cobre muito rendimento ou melhora no tempo nessas próximas corridas. Apenas divirta se e aproveite o percurso.

E mais cuidado ainda com a restrição alimentar, evite fazer uma alimentação muito radical sem ingestão de nutrientes importantes no dia a dia como o carboidrato. Ficar com muita restrição, você não terá energia para treinar e ficara desaminado para o retorno.

Volte sua rotina alimentar que estava antes das férias ou se está disposto a novos hábitos, procure um nutricionista e um profissional de educação físico para uma melhor orientação.

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva - educador físico, personal trainer e triatleta. Diretor da RS Assessoria Esportiva, especializada no treinamento de corrida e triathlon. Integra a equipe do blog VIDA QUE CORRE

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