Tomar suplemento antes do treino é necessário?

Aline Cristina Tritto

É comum ver as pessoas tomando suplementos, antes da sessão de treino, para ganharem mais disposição durante os exercícios. Mas, o que muitos não sabem é que várias substâncias entram na composição do suplemento e apenas uma delas é que, realmente, vai aumentar a disposição para a atividade física. Em muitas situações, bastaria uma xícara de café para o aumento da energia pré-treino. As outras substâncias do suplemento não precisam ser ingeridas, exatamente, antes do treino.

A composição dos suplementos pré-treinos varia muito, dependendo da marca. Mas, basicamente, os suplementos incluem cafeína, taurina e creatina, além de BCAAs, beta-alanina e uma ou outra vitamina do complexo B.

O fato é que a creatina isolada e a beta alanina isolada, por exemplo, não precisam ser ingeridas antes do treino. Podem ser consumidas em outros horários do dia, e terão o mesmo resultado no organismo da pessoa.  Caberá ao profissional indicar o melhor momento para a ingestão de cada uma delas, na dosagem certa para a pessoa.

Já a cafeína, que tem o papel de substância estimulante, vai bem antes do treino por meio de uma xícara de café.

Vale ressaltar aos praticantes de atividade físicas que a ingestão das substâncias isoladas permite um controle melhor da dose da substância e dos efeitos colaterais de cada uma no organismo da pessoa. Esse controle é muito importante!

Os efeitos colaterais precisam ser considerados. O simples cafezinho não tem efeitos para alguns. Mas, para outros, mais sensíveis, basta uma dose baixa de café para a pessoa ter insônia, taquicardia e outros efeitos colaterais.

Seja qual for a substância, há diversos efeitos colaterais indesejados, como aumento da pressão arterial, taquicardia, dor de cabeça náusea e, em casos extremos, até a morte.

Ainda é preciso prestar atenção na composição dos suplementos pré-treinos. Alguns, inclusive, já foram retirados do mercado brasileiro e internacional por conterem substâncias estimulantes não aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no Brasil,  ou Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula o comércio de suplementos nos Estados Unidos).

Aline Cristina Tritto

Aline Cristina Tritto - nutricionista mestranda na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Atua como nutricionista da Seleção Brasileira de Rugby

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>