RPG alivia as dores causadas pela corrida

Thais Zorzin

A atividade física repetitiva de musculaturas específicas, como a corrida, gera um encurtamento muscular, tornando os músculos rígidos. Essa rigidez gera uma carga nos ossos, ocasionando uma tração neles e, consequentemente, uma compressão nas articulações. Tudo isso leva a uma desarmonia nos movimentos do atleta. A  técnica da Reeducação Postural Global (RPG) tem como base o alongamento muscular, a descompressão articular e o reposicionamento do corpo para o seu perfeito funcionamento.

Saiba que a descompensação muscular pode ocasionar dor que, quase sempre, limita a boa performance do atleta. Geralmente, os esportistas buscam procedimentos que até tratam a dor, porém, de forma momentânea. Em pouco tempo, as dores estão de volta e tornam a atrapalhar o rendimento.

Portanto, para os atletas com algum tipo de lesão, inclusive os corredores, a RPG também é muito bem indicada no tratamento. Muitas das lesões causadas pela corrida, como a síndrome do estresse medial da tíbia, a inflamação no tendão de Aquiles, a fascite plantar, dentre outras, podem tratadas, se já instaladas, por meio da técnica da RPG.

O trabalho com a RPG serve ainda para a prevenção de lesões nos corredores, pois torna os tendões, os músculos e as articulações mais aptos para absorver os impactos, não deixando que seja gerada tanta sobrecarga e atrito nas estruturas do corpo.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>