Quanto se gasta no Caminho de Santiago?

Enzo Amato
Noite bem dormida por 40 Euros pelo quarto.

Noite bem dormida por 40 Euros pelo quarto.

Meu pai e eu fizemos a rota conhecida como caminho francês. Foram 33 dias contando com os dias parados nas cidades maiores entre Set e Out de 2012.

É bem relativo o quanto se pode gastar durante os dias, os fatores que mais pesam são,alimentação e hospedagem, sendo esse último o que mais pode influenciar e variar no custo, pois depende do tipo de habitação que se escolhe, desde albergues públicos a base de doações, passando por albergues privados, entre 7 e 10 euros até os hostais entre 20 e 45 euros por noite.

Como estávamos em 2 pessoas a opção do hostel se tornava atrativa, já que nele se escapa dos roncadores dos albergues e ainda tínhamos um banheiro privado.

É muito importante saber e planejar o quanto se pode gastar por dia para ter uma viagem tranquila. A princípio, com um estudo prévio e com base nas palestras que assistimos, planejávamos gastar cerca de 80 euros por dia, por pessoa, porém na média, com nossa rotina econômica, mas confortável, acabamos gastando 45 euros, da seguinte forma:

Café da manhã, 4 euros: acordávamos e em qualquer bar pela rua tomávamos um café com leite e pão com manteiga ou geleia.

Com tudo comprado, era só escolher um lindo lugar para sentar, montar e comer nossos “mini lanches”

Com tudo comprado, era só escolher um lindo lugar para sentar, montar e comer nossos “mini lanches”

Almoço, 4 euros: durante o percurso parávamos em algum mercadinho para comprar pão e frios. Se for expert como meu pai, que sabia escolher e variar entre queijos de ovelha, vaca ou cabra, com presunto cru, salame ou até pimentões, vai passar muito bem com esse almoço de marcha. Água tomávamos das inúmeras fontes pelo caminho, já outros preferiam comprar.

Jantar, 10 euros: já na cidade de destino e de banho tomado, todos os lugares oferecem o  menu do peregrino, que consta de entrada, prato principal, sobremesa e uma garrafa de vinho ou água, entre os pratos sempre haviam cerca de 3 opções para escolher. Além de física e espiritual, o caminho te oferece uma experiência gastronômica também, pois se come muito bem em todo trajeto, sem exceções.

Habitação 20 Euros: as construções na Espanha são muito novas, ficamos em vários lugares recém-inaugurados, outros nem tanto, mas ter um livro recente sobre o caminho é muito útil para saber sobre a cidade que vai escolher parar no dia seguinte e sobre onde se hospedar. Os quartos eram em média 40 euros, em 2 pessoas o gasto caía pela metade, tínhamos banheiro exclusivo e sono tranquilo.

Ou seja, gastamos menos do que o previsto, é claro que os valores variavam, e de vez em quando apareciam gastos extras com passeios, medicamentos, equipamentos…, mas tínhamos ideia do que era justo ou não, e praticamente nada saía muito da média.

Foram 1500 euros + passagem aérea para um mês de uma grande experiência de vida, viagem pai e filho, mochilão… ou seja lá como você preferir chamar. Só posso dizer que vale muito mais do que se pode gastar.

Se ficou alguma dúvida é só deixar um comentário.

Link do texto: http://www.midiasport.com.br/blog/2013/07/04/quanto-se-gasta-no-caminho-de-santiago/

Captura de Tela 2015-09-14 às 17.49.46

Enzo Amato

Enzo Amato - Educador físico, personal trainer e professor de corrida e triathlon. Autor do Blog do Amato.

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>