Quadril inflamado resulta em dor na perna durante corrida e até na hora de dormir

Thais Zorzin

quadrilDor2Dores que causam incômodo na perna, seja durante a corrida, na hora de subir escadas ou até quando dormimos de lado. Essa dor pode estar associada a uma inflamação no quadril. De cada 10 corredores, pelo menos um sente esse incômodo.

A dor é mais comum nas mulheres por conta do quadril mais largo – fator que aumenta a predisposição ao  desalinhamento entre a coxa, o quadril e o joelho, principalmente, após a faixa de 30 anos.

Na lateral do quadril, há uma espécie de bolsa, com uma pequena quantidade de líquido que tem a finalidade de amortecer o contato entre ossos, tendões e músculos. Quando esta região é exposta a um grande esforço repetitivo e rápido aumento de carga de treinamento de corrida – somados a desequilíbrios musculares, uso de tênis inadequado, falta de alongamento e erros posturais –, pode ocorrer a inflamação, chamada bursite trocantérica.

A bolsa, com a pequena quantidade de líquido, fica próxima a uma proeminência óssea chamada de trocantérica maior do fêmur (bursa trocantérica). Daí o nome da inflamação: bursite trocantérica.

Para a prevenção dessa inflamação, em homens e mulheres, a dica é alongar e fortalecer o músculo glúteo médio (abdutor do quadril), pois ele mantém o quadril e a coxa alinhados e estabilizados no momento da corrida.

Logo no primeiro sinal de dor na região, deve-se procurar tratamento. A fisioterapia vai, inicialmente, combater a dor e a inflamação. Em seguida, vem o alongamento e o fortalecimento da musculatura do quadril e da coxa, junto com a correção postural.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>