Prova treino ajuda a avaliar sua performance para a corrida principal

Rodrigo Silva

Nas planilhas de treinos de corridas existem a prova alvo e a prova treino.   A prova alvo é a principal, na qual toda sua periodização está focada. Para a prova alvo, você vai treinar por meses, vai se esforçar, se dedicar e fazer todo sacrifício possível para ter a melhor performance.  Já a prova treino serve como “simulação” para a sua prova alvo.  Como o próprio nome diz, ela vai “treinar” você para a prova principal.

Algumas pessoas negligenciam a prova treino incluída no planejamento, apesar de ser um importante “feedback” da evolução do indivíduo na corrida.

Os dias que antecedem a prova treino merecem os mesmos cuidados dos dias na véspera da prova alvo. Afinal, a prova treino é um teste real, com distância e tempo cronometrados. Então, é preciso se alimentar bem, evitar alimentos pesados no dia anterior, beber bastante água, respeitar o descanso e, principalmente, testar o equipamento, roupas, acessórios e suplementação.  Não adianta exigir uma boa performance na prova treino se você não se dedicou 100% a ela. A falta de cuidados nos dias anteriores à prova vai afetar todo seu planejamento.

A prova treino é um importante indicativo para a evolução do seu ritmo nas corridas.  O rendimento muito ruim na prova treino pode sinalizar necessidade de mudanças no planejamento. Porém, é preciso questionar o fato da performance ruim. Foi  devido à falta de cuidados na véspera da prova ou foi devido ao planejamento não adequado? A resposta para o mau desempenho vai depender desses dois fatores que serão avaliados pelo seu treinador.

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva - educador físico, personal trainer e triatleta. Diretor da RS Assessoria Esportiva, especializada no treinamento de corrida e triathlon. Integra a equipe do blog VIDA QUE CORRE

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