Lesão nos dedos dos pés pode causar dor em toda região plantar

Thais Zorzin

Uma lesão que ocorre, com maior frequência entre o terceiro e o quarto dedo do pé,  ou também entre o segundo e o terceiro dedo, é chamada de neuroma de Morton. A dor reflete na sola do pé, sentida durante a pisada, ao andar e ao correr. Em casos mais avançados, a dor é contínua mesmo sem o atleta pisar no chão.

Esportes que geram grande impacto nos pés,  como a corrida, podem desencadear este tipo de lesão. Trata-se de uma lesão tumoral benigna constituída por fibrose do nervo digital plantar.

Os corredores que forçam muito a ponta do pé durante as passadas, principalmente, ao correr na rua (solo muito rígido), podem desenvolver este neuroma.

As mulheres que usam bastante sapato de salto alto também podem sofrer com o aumento da pressão nos dedos do pé, com o risco de resultar na compressão do nervo digital plantar (neuroma de Morton).

A fisioterapia ajuda muito no combate da dor e do processo inflamatório, assim como no trabalho de alongamento da musculatura plantar e dos flexores dos dedos do pé. Vai também ajudar o atleta a não mudar sua maneira de pisar no chão, por causa da dor, evitando assim que não prejudique outras regiões do corpo.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>