Inflamação no tornozelo começa com simples desconforto

Thais Zorzin

Quadril,  joelho, perna, pé, tornozelo e coluna. De vez em quando, surge uma lesão aqui ou ali. Todas essas regiões merecem atenção redobrada de qualquer corredor, mas em especial a região do tornozelo que costuma ser menosprezada quando o desconforto começa a aparecer. Só quando a dor se torna insuportável, há o pedido de socorro.

A dorzinha na região do tornozelo pode representar os primeiros sinais da tendinite do calcâneo.   Essa inflamação pega o tendão do calcâneo – músculo que liga a panturrilha (músculo tríceps) ao osso calcâneo (calcanhar). O tendão do calcâneo é acionado nos saltos e em movimentos de ponta dos pés (flexão plantar do pé).

A lesão no tendão do calcâneo  (ou Tendão de Aquiles) tem uma alta presença em praticantes de atividade física. Cerca de 70% das pessoas que a desenvolvem são praticantes de algum tipo de esporte e dentre estes, cerca de 9 entre 10 são corredores.

A lesão é causada por pequenos traumas repetidos no tendão e se depois de cada microtrauma não for dado o tempo suficiente para o tendão se recuperar, ao longo do tempo os danos vão se acumulando, podendo ocasionar a ruptura, levando para a cirurgia.

Algumas causas responsáveis para o surgimento é a falta de repouso entre os treinos, aumento exagerado na intensidade do treinamento, falta de força e alongamento dos músculos da perna e a pronação ou supinação dos pés excessiva, daí a importância do uso correto do tipo de tênis de acordo com a pisada.

Uma orientação importante para evitar este tipo de lesão é fazer sempre o alongamento da panturrilha antes da corrida e fazer o fortalecimento dos músculos da coxa e perna, principalmente a panturrilha. Ao primeiro sinal de dor na região, procure logo uma orientação de um profissional.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>