Reestruture sua rotina e inclua você no seu dia!

Libia Vieira

É muito importante reestruturar nossa rotina para que nossa saúde não fique de lado. Se, hoje, você não consegue arrumar tempo para cuidar da sua saúde, corre o risco de ter de arrumar tempo para cuidar da sua doença. Faz um bem danado ter hábitos saudáveis!

Cheguei a essa conclusão com base no histórico dos pacientes atendidos no meu consultório e também com base na minha própria experiência.

Passei quatro meses muito conturbados, com noites mal dormidas, refeições mal elaboradas, baixa frequência de exercícios, estresse, cortisol elevadíssimo que resultou em ganho de gordura corporal mesmo sem abusar na alimentação, dificuldade em perder essa gordura, retenção de líquido, queda de cabelo e aquela sensação de cansaço o dia todo.

O estresse é uma doença gravíssima, já que permanece silenciosa por muito tempo e, quando percebida, já alterou muito o funcionamento metabólico.  Aumento de cortisol, alteração de glicemia, pressão, colesterol, alteração do ciclo sono-vigília são alguns exemplos dessa possível alteração metabólica.

Iniciei janeiro de 2016 com o intuito de priorizar minha saúde. Isso incluía uma rotina de, no mínimo, quatro vezes por semana de exercícios físico, como sempre fiz durante toda a minha vida. Mas, não é qualquer exercício. Um programa de treinamento elaborado por profissional da educação física. Voltei também a organizar todas as minhas refeições como sempre fiz.

Pensando em mim, priorizando tempo para treinar, comer e organizar todas as refeições adequadamente, o sono reestruturou, minha disposição normalizou e está ótima. Houve uma redução de gordura corporal significativa, cabelo normalizou e hoje tudo flui como deveria.

Também utilizei alguns fitoterápicos que ajudam na modulação do cortisol para auxiliar nesse processo. Mas, acredito que o fundamental foi eu retomar a minha rotina de exercícios + alimentação.

Não é somente por estética, é por saúde!

Libia Vieira

Libia Vieira – nutricionista graduada na Universidade de São Paulo (USP), especializada em nutrição no treinamento desportivo e nutrição aplicada ao exercício. Atua na clínica Bellederm Estética e Saúde, em Campinas.

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>