Enrolamento dos ombros causa dor na coluna lombar

Atef Yassin Neto

As dores na coluna, muito conhecidas também como dores nas costas, pode ser decorrência da postura inadequada. Um exemplo é o  enrolamento dos ombros que altera o funcionamento normal da articulação, gerando sobrecarga para a musculatura e comprimindo estruturas especificas da região. Isso pode predispor a pessoa a quadros de dor ombro, tendinites, bursites e dormência nos braços, e também pode desenvolver problemas em regiões mais distantes da articulação do ombro, como por exemplo, na região da coluna lombar.

Pessoas com enrolamento dos ombros significante devem procurar um tratamento para realinhar a articulação, principalmente, se sua atividade profissional ou se o seu esporte requisita muito os membros superiores. Quem desenvolve quadros de bursites, tendinites, síndrome do impacto podem tratar com quiropraxia.

Um dado interessante, constatado em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de São Francisco, revela que andar por aí de cabeça baixa e ombros caídos afeta negativamente o humor. Foram testados 110 voluntários e aqueles que caminharam de maneira relaxada e encurvada relataram mais cansaço, falta de energia e tristeza.

Nossa coluna é um bem precioso. Ela dá sustentação aos nossos membros e mantém nossa cabeça suspensa. Muitas vezes, as pessoas não dão o devido valor à coluna vertebral por não saberem sua importância. Além de proteger a medula e os nervos espinhais, sustenta todo peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.

Pratique atividade física regularmente, procure um fisioterapeuta especializado. Faça uma avaliação do estado da sua coluna. A prevenção é importante para evitar lesões. Endireite sua postura e seja mais feliz!

Atef Yassin Neto

Atef Yassin Neto - fisioterapeuta quiropraxista do Instituto Allevo (www.institutoallevo.com.br)

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>