Emagrecimento exige músculos da coluna fortalecidos

Atef Yassin Neto

O emagrecimento rápido pode resultar em sérios problemas de coluna e, como consequência, também postura incorreta. Quando se perde peso de forma rápida, a pessoa também perde massa muscular. A perda de massa magra atinge diretamente os músculos esqueléticos que sustentam a coluna vertebral. Isso pode causar dor. É muito importante praticar algum exercício de força, quando se emagrece, para o fortalecimento da musculatura.

A coluna é formada por curvaturas que fornecem resistência e elasticidade ao nosso corpo. Com a menor sustentação da coluna, a pessoa que perdeu peso e não fortaleceu a musculatura corretamente, muitas vezes, pode ter as curvaturas da coluna alteradas (aumentadas ou diminuídas).

E qual problema disso? O problema é que essas curvaturas anormais (má postura) aumentam o estresse sobre os músculos, os ligamentos, os ossos, os discos, as articulações e a saída das raízes nervosas. As curvas anormais (má postura) também alteram o volume das cavidades corporais, por exemplo, uma cifose torácica exagerada pode reduzir, de modo significante, o espaço de expansão dos pulmões durante a respiração profunda.

É grande o número de pessoas que sentem dores por falta de fortalecimento dos músculos esqueléticos que sustentam a coluna vertebral e, como consequência, tem má postura. Se você se encontra nessa situação, é muito importante fazer acompanhamento com profissionais especializados para o fortalecimento muscular na região da coluna.  De imediato, fazer alongamentos, ao acordar, já ajuda a eliminar a tensão destas posturas inadequadas e trazer bem estar para o dia que se inicia.

Atef Yassin Neto

Atef Yassin Neto - fisioterapeuta quiropraxista do Instituto Allevo (www.institutoallevo.com.br)

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>