Drenagem linfática diminui dores e sensação de perna cansada após corrida

Thais Zorzin

Quando se fala em drenagem linfática, as mulheres logo a associam essa técnica de massagem a apenas um procedimento estético corporal. É muito mais do que isso!  A drenagem linfática traz vantagens para as corredoras, como o combate de dores musculares.

Na recuperação do pós-treino, a drenagem linfática é indicada, principalmente, para ajudar na recuperação de processos inflamatórios causados pelo esforço da corrida, como também ajuda no combate de contraturas e dores musculares, já que ativa o sistema linfático e a circulação, melhorando o fluxo sanguíneo muscular.

Durante o período menstrual, as alterações hormonais e metabólicas causam a retenção de líquido na mulher. Nesta fase, a drenagem alivia a sensação de pernas cansadas no pós-atividade física.

A indicação é que as sessões sejam feitas, no mínimo, uma vez por semana com o objetivo de auxiliar nos treinamentos físicos. A técnica de massagem tem de ser feita um dia antes ou após o treino. Ou, ainda, um dia após a atividade física.

Para casos de tratamentos de lesões musculares, o ideal é fazer a drenagem linfática, no mínimo, três vezes por semana. A frequência dessa técnica de massagem vai depender de uma avaliação do profissional capacitado para executá-la. O ideal é que a avaliação seja feita por um fisioterapeuta.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

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