Conheça 3 dicas para conciliar casa, trabalho e academia

Lu Martinez
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Fuga das Ilhas 2014

É possível  “SIM” conciliar a vida de filha, de esposa, de mãe, de dona de casa, trabalhar com remuneração e ainda frequentar a academia para correr, nadar, pedalar e fazer os treinos de musculação. Ufa… Para dar conta de todas essas atividades, vou listar três orientações, baseadas na minha rotina diária. São elas:

1)Disciplina

Faça uma agenda com os horários do trabalho, da escola dos filhos e do tempo reservado para as suas atividades físicas, seja na academia, no parque ou na rua.  A famosa falta de tempo para o cumprimento de todas as tarefas é a queixa de quase 100% das mulheres. Por isso, a dica é que você faça  um quadro com horários e dias fixos dos treinos, do período de trabalho e das atividades familiares. Eu, por exemplo, vou para a academia pela manhã, de segunda a sexta, das 8hs às 9hs.  À noite, duas vezes por semana, às 19hs, faço a aula de bicicleta por 45 minutos na academia. No domingo, pela manhã, pratico corrida (treinos longos) na rua.  O sábado é reservado para passar com minha família.

O horário reservado para as minhas atividades físicas na academia levou em conta o período integral da escola, das 7 horas às 18hs, dos meus dois filhos, com 11 e 9 anos. E também o meu horário de trabalho, das 10 horas às 18 horas.  Tenho a vantagem de cumprir todos os horários sem precisar me deslocar com carro. A academia, escola e trabalho ficam bem próximos.  Pesa a meu favor, a ajuda de uma funcionária na arrumação e tarefas da casa, três vezes por semana.

 

2) Divisão de responsabilidades

Divida com o marido e filhos, quando maiores, as tarefas da casa (organização, compras, preparo de comidas, educação, saúde, entre outros). Essa é a parte mais difícil. Nem sempre o companheiro entende. O apoio dele é imprescindível para que tudo não recaia nas costas de uma única pessoa.

3) Força de vontade

Não fique arranjando desculpas para deixar o treino “para amanhã”. As desculpas são inúmeras: noite mal dormida, indisposição, fraqueza, calor, frio, chuva, compromisso inadiável, atraso…. Quase todos os dias, uma desculpinha fica tentando você a burlar o treino.  É preciso ter em mente o exemplo que será passado ao filho. Pense na educação esportiva dele.  Além disso, se mantendo ativa, corpo  e  mente funcionam melhor. Você terá mais saúde, autoestima, decisões mais equilibradas, e menos estresse no dia a dia com a família e amigos.

Foto de Destaque e Bike (Estrada Velha de Santos): Gilson Alves (ciclista fotógrafo)

Lu Martinez

Lu Martinez - Marketing VIDA QUE CORRE

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