Como se livrar da dor na sola dos pés

Thais Zorzin

Uma das principais dores na sola dos pés de corredores é causada pela fascite plantar. Em uma pesquisa realizada com 285 corredores que participaram da Maratona Internacional de São Paulo 2012, 247 corredores (86%) tinham algum tipo de lesão e a principal delas era a fascite plantar, acometendo 74 corredores.

Na fascite plantar, a dor é sentida na sola dos pés e sob o calcanhar. Geralmente, essa dor é pior no início do dia ou após longos períodos de caminhada ou corrida. A dor é gerada por um processo inflamatório na fáscia plantar, uma estrutura fibrosa que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés. Essa inflamação é causada pela sobrecarga nos pés durante um exercício físico intenso.

A falta de alongamento e de fortalecimento da musculatura da sola do pé é uma das causas. O tipo da pisada também influencia no aparecimento desta dor. Pisadas com o arco do pé desabado para dentro e também os pés planos, têm mais chances de desenvolverem.

O tratamento é feito por meio de repouso, aliado à fisioterapia,  exercícios de alongamento, fortalecimento muscular da sola do pé e também procedimentos para combater a inflamação e a dor na região.

Muitas formas de evitar a fascite plantar são conhecidas, como o alongamento antes de começar a correr, o fortalecimento do arco do pé, e usar sempre o tênis ideal para o seu tipo de pisada.

Thais Zorzin

Thais Zorzin - fisioterapeuta da Clínica FisioZin. Colaboradora do blog VIDA QUE CORRE

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>