Você não absorve muita proteína por refeição. Poupe seu dinheirinho!

Libia Vieira

Para o aumento da massa magra (músculos) no seu organismo, é necessário associar dieta (50%) a um treino adequado (50%) e seguir exatamente o que  foi proposto pelos respectivos profissionais: nutricionista e educador físico. Não adianta, por exemplo, por sua conta, tomar 3 “scoops” de whey protein, com BCAA e glutamina. Seu corpo vai jogar fora mais da metade disso. Poupe seu dinheirinho. Existe um valor aproximado que o corpo de cada pessoa consegue absorver de proteína por refeição. O excesso é oxidado e não vira gordura! Não se iluda achando que a maior ingestão de proteínas significa mais músculos!

Além de a dieta e o treino, que potencializam a síntese proteica, o fator genético é muito relevante. Por conta da genética, a velocidade de ganho de massa magra é variável de pessoa a pessoa.  Há aquelas que podem demorar até 6 meses para ganhar massa magra, enquanto outras ganham em apenas algumas semanas. Tudo dependerá da condição genética de cada um.

Os anabolizantes aumentam a síntese proteica cerca de 10 vezes, bem mais rápido. Mas, é importante ressaltar que nem sempre o aumento acelerado de síntese proteica é benéfico ao organismo. Isso porque as células cancerígenas que tiverem sua síntese proteica aumentada, vão proliferar mais rápido. Anabolizantes para fins estéticos podem ser um tiro no pé, não se iludam!

Bastante difundido hoje, o whey protein ajuda no ganho de massa magra, com a vantagem de que não engorda e também não sobrecarrega rim. No entanto, não adianta tomar 3 scoops de whey + BCAA + glutamina. Seu corpo vai jogar fora mais da metade disso tudo fora. A dose de 20 gramas de proteína para um indivíduo jovem e saudável, com 80 quilos, é o suficiente. Já para os idosos, recomenda-se dose de 40g.

Também a adição de BCAA, além daquela quantidade já presente no whey protein, não traz benefícios para a síntese proteica ou recuperação muscular. É descrito na literatura que doses acima de 5 gramas de BCAA para jovens (quantidade já presente no whey protein) e 10 gramas para idosos não trazem melhores resultados.

Os nutrientes presentes no whey já são excelentes. Atenção: não disse que o BCAA não serve pra nada. Apenas quero reforçar que a adição de BCAA a uma quantidade já existente dessa substância no whey protein não é melhor.

E ainda cabe dizer aqui que a glutamina só tem efeito na síntese proteica em indivíduos com saúde debilitada, acamados, queimados ou overtraining. Não há benefícios para ganho de massa magra com a musculação em indivíduos saudáveis

Cada estratégia nutricional para o emagrecimento (aumenta da massa magra) é calculada única e exclusivamente por um nutricionista, após realizada anamnese detalhada dos hábitos da cada pessoa, incluindo a rotina, exames bioquímicos, intensidade de exercícios, entre outras variáveis.

O treino também tem de ser específico e, quando bem elaborado e bem executado, faz toda a diferença na obtenção dos resultados.  Por isso, não adianta copiar o treino do colega ou da blogueira. O educador físico calcula variáveis (periodização, carga, intervalos, séries, repetições, exercícios, combinações etc) para cada pessoa.

Libia Vieira

Libia Vieira – nutricionista graduada na Universidade de São Paulo (USP), especializada em nutrição no treinamento desportivo e nutrição aplicada ao exercício. Atua na clínica Bellederm Estética e Saúde, em Campinas.

Mais Lidos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>